História do Cota Mil

 

No dia 3 de novembro de 1959, meses antes da fundação da nossa capital, foi fundado o Cota Mil Iate Clube, que surgiu do sonho dos jovens Talita Aparecida de Abreu, Teodoro Bayma de Carvalho e Gilberto Scarpa, motivados pelo ambiente de modernidade, ousadia e fraternidade da nova cidade.

Uma história que nasceu precisamente no ano de 1957, quando Brasília não passava de algumas ruas de terra e construções em meio ao cerrado. Foi numa sala do segundo andar do Palace Hotel que surgiu primeiramente o Clube do Cinema, semente que deu início à formação do Cota Mil. Em seguida nasceu o clube com sede provisória na churrascaria do lago.

O local de maior movimento da época era o aeroporto, situado no mesmo local de hoje, cuja sede não passava de um barracão de madeira. Logo depois, um grupo da Academia da Força Aérea (AFA), liderado por Talita, uma funcionária pública que se tornaria a primeira colunista social da capital, junto aos engenheiros Teodoro e Gilberto formaram uma equipe que desafiou o tempo e ficou conhecida por Cota Três. Tendo em vista que todo clube precisa de um grupo que se distinga e que verdadeiramente trabalhe, o Cota Três foi a equipe que deu vida ao Clube,  força à sociedade e  consistência à organização.

Houve um período em que havia lotes negociáveis, designados à formação de clubes em Brasília. Após uma luta tremenda, surgiu o que de mais concreto existe relacionado a clubes, a construção da sede definitiva do Cota Mil. Contra a vontade de muitos que desejavam uma construção provisória, em 1961 o Cota Três obteve êxito e recebeu o documento de concessão do terreno expedido pela Novacap. Assim, a nova sede do clube foi edificada no Setor de Clubes Esportivos Sul, às margens do Lado Paranoá. Uma grande conquista do trio.

Na época da fundação, engenheiros, geólogos e topógrafos predominavam na cidade, e assim o clube foi batizado de Cota Mil, representado pelo símbolo de cota (altitude acima do nível do mar), seguido do indicativo da altitude estimada do lago Paranoá - não formado até então – que é de mil metros acima do nível do mar.

Hoje, o Cota Mil Iate Clube renova os ideais que originaram o clube, de proporcionar aos sócios um ambiente familiar, saudável e acolhedor. Conta com uma ampla estrutura, com quadras de tênis, futevôlei, vôlei, peteca, campos de futebol, diversificado parque aquático, parquinhos, churrasqueiras, sinuca, salões para festas, saunas seca e úmida, restaurante e ainda oferece toda estrutura para os praticantes de esportes náuticos.

Quem caminha pelo clube hoje, e o compara com o que existia na origem, certamente nota modernização e adequação aos novos tempos.

Essa contínua evolução que faz do Cota Mil Iate Clube a  melhor opção de lazer na cidade.